domingo, 28 de fevereiro de 2010

O PARAÍSO MORA AO LADO


Essa é para você que ficou a tarde toda assistindo o Domingão do Faustão.
Eu, minha família e amigos, fomos até a cachoeira da linha 01 e passamos a tarde fazendo trilhas na mata e aproveitando toda a exuberância da natureza.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A NATUREZA

Não podemos controlar a natureza, mas devemos estar preparados para enfrentar suas variações de humor e sua total liberdade de fazer o que bem entender com o planeta, no qual somos apenas inquilinos e considerados, (por nós mesmos) péssimos locadores.

Então fica a indagação: Até quando vamos sobreviver? Até que ponto estamos protegidos das catástrofes? Isso tudo que está acontecendo é problema nosso? "Bem amigos da rede Glogo"!!!(Galvão Bueno). Falando sério! É melhor ficar ligado, pois pelos indícios parece que a natureza está mandando uns recados.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MEU MANO MISSIONEIRO



Meu irmão: Clodinei Silveira Machado é militar e formado em letras pela nossa URI.
Só para fazer ciúmes para o meu outro mano: Sadi S. Machado, resolveu se arriscar nas poesias, contos e afins... E olha que o guri leva jeito.
Já venceu vários concursos de poesias lá pelas bandas das MISSÕES.
E agora lançou um livro de POESIAS MILITARES (CARPE DIEM) e me mandou um exemplar.

Só para terem uma ideia do talento do cara vou transcrever um poema dele.

O NASCER DO POEMA

Há versos presos às normas
Outros livres pelo vento
São aves de lindas penas
Que voam no pensamento

Fazer versos é um processo
Que exige vontade apenas
E há um manancial de versos
Querendo virar poemas

Viajam pelas correntes
E nascem independentes
Alquebrados ou bonitos

Vamos empunhar as penas
Pois, os melhores poemas
Esperam por ser escritos

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um dia que jamais esquecerei.


Hoje matriculei minha filha na URI. Não no ensino básico, muito menos no ensino médio: Mas sim na FACULDADE!!! Minha garotinha vai cursar Direito. DIREITO!!!Vocês não estão entendendo! Minha filhotinha, a partir de segunda-feira, será universitária e eu pai de uma universitária.

É isso amigos, essa notícia é tão boa que eu tinha de dividir com vocês.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

DESABAF0

Hoje lendo um desabafo do Dr. Ruy, postado em seu seu blog, sobre a dificuldade de conseguir chegar a um entendimento com as multinacionais, exploradoras da telefonia, lembrei tb da chatice dos tele- marketing, que enchem o saco nos horários mais inconvenientes.

E quanto a balsa! O que parece é que aquela PAULISTA, para á qual eu me nego a votar veementemente, está mandando a balsa e os usuários da BR 287 para A PONTE QUE CAIU.

É Dr. ruy!!! cada dia que passa, o povo brasileiro vai dando mostra de uma docilidade digna de conto de fadas.

E ASSIM CAMINHA, NOSSA HUMANIDADE!!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O BOLÃO DA DECEPÇÃO

A solução para o golpe do bolão aplicado pela lotérica; ESQUINA DA SORTE, em Novo Hamburgo. Levanta uma polêmica nacional com uma única solução possível.

a)-Fechar de imediato a lotérica, coisa que já fizeram.
b)-A CAIXA FEDERAL pagar o prêmio para os ganhadores e PROCESSAR os responsáveis pela franquia, ou seja os falcatruas da lotérica.
c)-Assumir que não fiscaliza as franquias e que só visa lucro.
d)-Proibir os bolões até que se consiga dar garantia ao apostador.

Uma vez que o dinheiro arrecadado, seria usado para engordar o próximo prêmio. É só pagar os 40 ganhadores e quase todo mundo fica feliz.

SIMPLES ASSIM!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

VOU INSUFLAR A POLÊMICA

Amigos blogueiros: Sinceramente, acho que vocês não deviam se preocupar com a sexualidade dos anjos e dos marmanjos. Mas sim com a parceria. Sinto mais credibilidade no tão apedrejado Judas (que se arrependeu por ter recebido toda aquela grana para comprar panetone), do que o pai de todas as Igrejas (Pedro); que ao menor sinal de perigo negou o parceiro por 3 vezes.
E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE!!!

NÍVER DO MUMÚ


Hoje 20/02 sábado, o meu cunhado e compadre Adair C. Mutschal (alemão cruzado com polaco), mais conhecido pelo apelido de Mumú, está completando 53 anos e só me liga agora, depois de eu ter almoçado solito e me fartado com uma travessa de macarrão a bolonhesa.

Mas tudo bem. Afinal foi o Mumú mesmo quem inventou aquela história de que tudo que começa com a letra "C" da problema e incomoda. Ex.: chevette, cachaça, chácara, e principalmente: CUNHADO.

Agora só me resta partir para a desforra. Vou agora à casa do CUNHADO Mumú e fazer o possível para esvaziar a adega do meu compadre.
FELIZ ANIVERSÁRIO MEU QUERIDO!!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ELDRIO UM VENCEDOR


FOI HOJE AS 10 HORAS DA MANHÃ, EM UMA CERIMÔNIA NO FORUM COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA OAB LOCAL DR. MARCELO NORONHA, QUE O NOSSO QUERIDO AMIGO ELDRIO MARX, PRESTOU JURAMENTO E RECEBEU SUA TÃO SONHADA CARTEIRA DA OAB RS, SOB O NÚMERO: 78602.

DR. ELDRIO MACHADO SENDO SEU TIO E PRINCIPALMENTE AMIGO E CONFIDENTE, CONHEÇO TUA HISTÓRIA DE LUTA E DETERMINAÇÃO, SEI QUE ERA UM SONHO ACALENTADO DESDE TENRA IDADE E QUE AGORA SE CONCRETA NA BUSCA DE VÔOS AINDA MAIS GRANDIOSOS. VOCÊ É O CARA, PARABÉNS!!!

O REPELENTE CASEIRO

Faça vc mesmo um repelente e "bote os mosquitos pra voar".
A receita é simples e muito usada pelos pescadores.

- 1/2 litro de álcool doméstico;
- 1 pct. de cravo da Índia ( 10 gr.);
- 1 frasco de óleo corporal (100 ml.);

a)- Deixe o cravo curtindo no álccol por 4 dias agitando várias vezes;
b)- Coloque o óleo ( pode ser de amêndoas, de camomila, de erva doce, etc.).
c)- Passe uma gota no braço e pernas e o mosquito foge de vc.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ENTRE O SIM E O NÃO


ENTRE O SIM E O NÃO, EXISTE UM UNIVERSO INFINITO DE POSSIBILIDADES. DE TALVEZ, QUEM SABE E VAMOS NEGOCIAR.
E ASSIM CAMINHA A HISTÓRIA DE MILHÕES DE SERES QUE SE CONFUNDEM NUM MAR DE ALTERNATIVAS. ÁS VEZES ÓTIMAS.
EM OUTRAS NEM TANTO...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

BIG BROTHER DA RITA LEE


A cantora e ativista Rita Lee teve mais uma daquelas idéias brilhantes, dignas de seu gênio criativo.
Colocar todos os pré-candiatos à presidência da república trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus programas de governo, sem marqueteiros, sem máscaras e sem discursos ensaiados, ao vivo e sem cortes.
A cada semana, o público votaria e eliminaria um candidato.
No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país.
Só assim o povo conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos, votando no conforto do lar, quase a custo-zero.
BAITA IDÉIA DA RITA LEE!!!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CARNAVAL EM JAGUARI



Passei dias agradáveis em uma cabana e noites agitadas na avenida.
Depois do término do carnaval em Stgo fomos para Jaguari, como todo mundo da região. Alugamos uma cabana no pesqueiro do chapadão, do sempre atencioso Gaviole. Onde passávamos o dia entre dormir e comer churrasco.

Pelo visto foi o maior carnaval da história de Jaguari, pelo menos 20 mil pessoas por noite brincando em total harmonia.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

SEGURANÇA INTELIGENTE


A paz e a tranquilidade que está ocorrendo no CARNAVAL POPULAR DE SANTIAGO é fruto da alegria e satisfação com que o povo aderiu o evento. Mas também muito se deve as inúmeras cámeras distribuidas estrategicamente ao longo da avenida e monitoradas pelos olhos atentos de um operador e da BRIGADA MILITAR. São os tempos modernos!!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL POPULAR 2010


A primeira noite do CARNAVAL POPULAR DE SANTIAGO foi um sucesso! Levou milhares de pessoas a avenida. Em uma noite perfeita, o povo brincou em uma harmonia digna de aplauso. Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, se as duas próximas noites forem pelo menos parecidas com a primeira, Santiago terá recuperado o tão sonhado carnaval.

Nada contra as festas carnavalescas das cidades vizinhas, afinal eu também pretendo dar uns pulos lá por Jaguari daqui uns dias, mas quem não puder ou não quiser sair de santiago, agora terá opção local, o que é maravilhoso e saudável inclusive para o comércio.

Esta de parabéns a equipe organizadora que acreditou e não mediu esforços para dar esse presente a população e também a Brigada Militar que com sua equipe de profissionais, eficiente e discreta, manteve a paz e a tranquilidade dos foliões.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

SUCESSO TOTAL

O carnaval popular de Santiago é um sucesso total!!! Amanhã, ou melhor hj, eu comento.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PRESENTE DOS GREGOS


Quem diria! O carnaval se originou na Grécia, entre 600 a 520 a.c. Como uma festa em forma de culto, para agradecer aos deuses pela colheita fértil. Mais tarde com a influência dos romanos, inseriram bebidas e práticas sexuais ao furdunço, o que deixou "os cabeças" da Igreja indignados, vindo a condenar tais festejos. Passado algum tempo a Igreja tentou reeditar a festa, porém, banindo os tais "atos pecaminosos". Foi um fracasso total, o povão não aderiu. Só em 1545, durante o "Concílio de Trento", o carnaval voltou a ser uma festa popular com tudo o que tinha direito. Chegou finalmente ao Brasil lá por 1723 sob influência européia. Ocorriam desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. somente no século XIX que surgiram os blocos carnavalescos semelhantes aos de hoje. Como é o carnaval hoje? Bem, não sou eu quem vai explicar, nem precisa é só relaxar e curtir a retomada do carnaval popular de Santiago, serão três noites de folia.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

BEM-VINDO AO BRASIL


Muitas vezes nós, pobres mortais, ficamos tentados a se alienar também e assim por consequência parar de se preocupar com as entrelinhas das notícias bombardiadas diotúrnicamente através da mídia. Vejamos: Para mandar para casa um maluco do BBB, pelo menos uns 30 milhões de votos, que são conseguidos em poucas horas. Para mandar para cadeia um político ladrão, ainda não se descobriu um método. Enquanto isso em uma pequena nota no jornal BOM DIA BRASIL, recebemos a informação que o governo vai incentivar a importação de ÁLCOOL COMBUSTÍVEL dos EUA. Pelo amor dos meus filhinhos não foi o Brasil quem enterrou bilhões no tal de combustível alternativo plantando cana de açúcar e enriquecendo os usineiros, nos convencendo sobre a auto suficiência em álcool. É meus amigos vivemos no país do carnaval e a propósito, quem você acha que escapa do paredão no BBB 10 hoje depois de VIVER A VIDA???

sábado, 6 de fevereiro de 2010

MEU FINADO PADRINHO


Sempre ao final do dia, paulatinamente, como se fosse um ritual, refletia fitando o ocaso, se valera a pena ter permitido ao destino ser o único e verdadeiro responsável pela sua trajetória, pois sentía-se como um barco a deriva em águas calmas ao sabor das brisas, mas ao mesmo tempo era puro desencanto, pois sentia saudade de si mesmo, da infância já tão distante, dos "murros em ponta de faca", "dos pregos sem estopa" e dos dedos latejantes tantas vezes martelados, incrível, mas até disso sentia saudades! Paulatinamente sempre, como se fosse um ritual, refletia fitando o pôr-do-sol. DESCANSA EM PAZ PADRINHO SANTO MACHADO SILVEIRA.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A COPA EM SANTIAGO


Em minhas andanças pela região acabei adquirindo uma COPA. Comprei de um grigo lá das bandas de Jaguari, que me recomendou a degustar. Depois de bem curada (reiterou o gringo). Pois bem, pendurei o dito relicário para que maturace e assim foi se passando o tempo. Ainda não provei para conhecer o verdadeiro sabor da dita COPA. Alguns dizem que só faz bem, outros que não, alegando os mais variados motivos, inclusive o alto custo da dita cuja. Mas a verdade é que só experimentando e digerindo sem preconceitos é que vamos chegar a conclusão se foi bom ou ruim ter vivido a experiência da COPA.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SIMPLES E OBJETIVO

Hoje recebi um telefonema que me deixou devéras orgulhoso e ao mesmo tempo preocupado com o incremento hercúleo de responsabilidade atribuído a esse projeto de blogueiro. Ninguém menos que o Dr. Ruy Gessinger me ligou elogiando minhas postagens e fotos no blog; Classificou de "simples e objetivo". O homem está lá pelo litoral, mas sempre de olho no que acontece aqui na sua querência, e nós por aqui sempre acompanhado seu blog e sua coluna no expresso. Eta mundão velho sem porteira. VALEU DR. RUY!!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DÁDIVAS DA NATUREZA


Um dia quando estava colhendo limão no fundo do pátio observei um frágil pé de mamoeiro com não mais que 10 cm, entre o alicerce e a calçada, passaria fácil como apenas mais uma erva daninha aos olhos menos atentos sendo arrancado, e a hitória do pequeno mamoeiro terminaria alí. Mas eu paguei para ver até onde iria a força da natureza e deixei como encontrei, sem jamais interferir. Assim foi crescendo e empurrando a calçada, abrindo espaço para crescer e cumprir a mais nobre das missões: Mostrar que a natureza precisa apenas da nossa não interferência para nos abençoar com frutos maravilhosos.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MEU MANO GREMISTA


Meu irmão Sadi Machado é um baita poeta e trovador, mas tem um defeito grave que é ser gremista roxo, não faltou um jogo na copa Santiago, é o tipo de torcedor que chega antes do vendedor de pipoca. Mas dessa vez o seu time levou uma surra de um tal de Belgrano que fez o vivente perder o rumo e bateu os costados aqui em casa onde tentou a sorte num esporte com bolinhas menores (sinuca) semelhante a bolinha que seu time jogou na copa; Mas não é que o mano velho tomou uns capotes (4x0) e ficou mais chateado ainda. Imagino então como deve estar o humor dele hoje, depois da derrota para o CAMPEÃO DE TUDO.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

COMO FAZ CALOR AQUI NO SUL!!!


O sol veio com tudo nesse verão, fazendo dias e noites de muito suor.
Assistimos com um pouco de inveja o povo migrando aos milhares para o litoral, mas como não fazemos parte dos que vão salgar o lombo no mar e somos agraciados pelo calor em igual intensidade, nos socorremos nas piscinas, lagos e rios aqui da região mesmo.
Entre amigos, trocamos braçadas e mergulhos onde formamos uma mesa redonda para os mais variados debates, que vão desde as tragédias naturais (infelizmente tão corriqueiras) até as artificiais causadas pelo homem.
Falamos de política local e suas possibilidades em relação ao estado e esse em relação ao Brasil.
Na política local tentei provar meu ponto de vista, confirmando a candidatura do nosso amigo CHICÃO, ele fará 22 mil votos dentro de Santiago e se elegerá com mais de 60 mil votos.
Na política estadual o segundo turno será entre Fogaça e Tarço e eu voto no Tarço por puro interesse, pois finalmente estaríamos alinhados com a presidência da república.
Bem, mas são apenas DEBATES AQUÁTICOS!